NOSSO TRABALHO
Serviço Este serviço é ofertado de forma complementar ao trabalho social com as famílias, realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias – PAIF e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos – PAEFI. O SCFV possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais, na prevenção de ocorrência de situações de risco e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, a partir de seu ciclo de vida. É ofertado de modo a garantir as seguranças de acolhida, de convívio familiar e comunitário, além de estimular o desenvolvimento da autonomia dos usuários.
Atividades O trabalho é desenvolvido através de atividades socioeducativas/ oficinas, como: apoio pedagógico, música, dança, educação ambiental, esporte, SomNaLata (percussão com materiais alternativos). Tem-se o acompanhamento de equipe técnica composta por assistente social, pedagoga, psicóloga e nutricionista. Na perspectiva da segurança alimentar e nutricional são ofertadas diariamente duas refeições por turno: café da manhã e almoço/ almoço e café da tarde. O cardápio é elaborado com o objetivo de proporcionar uma alimentação de qualidade e fonte de nutrientes que a criança e/ ou adolescente precise para se desenvolver de forma saudável. Considera-se que este é um serviço primordial, em muitos casos, sendo as únicas refeições no dia para os educandos.
Responsabilidade Ressalta-se a referência e pioneirismo na credibilidade e transparência do trabalho socioassistencial realizado na organização da sociedade civil. É comprovada a estrutura física, humana e de materiais (equipamentos e insumos) adequadas e qualificadas para o atendimento dos usuários do SCFV. Um ambiente acolhedor contribui para o bem-estar dos usuários, estimula a sua permanência no local e também favorece o desenvolvimento do sentimento de pertença.
Oficinas Lúdicas
Apoio pedagógico: Auxiliar os educandos nos temas escolares. Reforço com as dificuldades de aprendizagem e pesquisa temas, etc.
Aprendizagem Lúdica: Proporcionar condições para o desenvolvimento e independência da criança. Oferecer oportunidades para que a criança se desenvolva nos aspectos cognitivos, motor, afetivos e na linguagem oral e corporal.
Informática Lúdica: Na era digital em que vivemos, é de suma importância despertar em nossos educandos uma relação sadia entre eles e o mundo virtual que nos cerca. Fazer com que os mesmos tenham consciência do que acessam, de que forma acessam e o que pode ser ou não permitido de acordo com a idade de cada um.
Terapia de Grupo: Através da oficina os educandos são sensibilizados e motivados de forma lúdica e interativa, tornando suas relações mais afetivas e saudáveis.
Jogos pedagógicos: Estimular a atenção, a memória, a concentração, auxiliando na aprendizagem.
Espiritualidade: Momento em que os educandos são convidados a pensar e reviver sobre os valores cristãos, de acordo com os valores Verzerianos.
Oficinas Esportivas
Oficina de Esporte e Lazer: Essa oficina oportuniza diferentes atividades que possibilitaram às crianças aperfeiçoamento de suas habilidades, força, velocidade, resistência, flexibilidade, entre outras, e com isso valorizou também suas conquistas corporais e ampliou seu controle sobre o corpo.
Oficinas Culturais
Oficina de Dança e Cultura Gaúcha: As oficinas de Dança e Cultura Gaúcha são realizadas com o intuito de proporcionar à criança e ao adolescente, oportunidade que dificilmente seriam atingidas se não fosse oferecida pelo Centro de Formação Teresa Verzeri.
Oficina de Teatro: A oficina tem por objetivo estimular a criatividade e espontaneidade dos educandos. O fator mais importante é a questão da comunicação. Educandos que fazem teatro tendem a ser mais comunicativos e a se expressarem melhor.
Oficinas Ambientais
Educação ambiental: Refletir para ação, para a mudança de postura e de hábitos com o meio ambiente em que está inserido, bem como disseminar nas suas famílias a conscientização ambiental e os cuidados com meio ambiente.
Artesanato: Tornar possível o compromisso da criação própria de uma peça artesanal.
Brechó Solidário
Brechó solidário: Visando a sustentabilidade, o Centro de Formação conta com o seu “Brechó Solidário”, aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30min. Aos sábados, uma vez por mês, é realizado o “Feirão Solidário”, momento em que os valores das peças ficam ainda mais atrativos. A unidade recebe doações de vestuário, calçados, acessórios, brinquedos, roupas de cama e banho, utensílios domésticos, entre outros. Todas as doações são devidamente registradas e passam por triagem, para definição se comporão o Brechó ou doadas às famílias dos educandos.
Atendimento Biopsicopedagogicosocial
Atividades oferecidas às famílias das crianças e adolescentes atendidos, com objetivo de fortalecer laços
Encontro da Famíla
Encontros de informação, orientação ou de reflexão sobre temas de interesse das famílias, sobre vulnerabilidades e riscos, ou potencialidades, contribuindo para o fortalecimento dos laços comunitários. Tais encontros são de responsabilidade da Equipe Técnica.
Atendimento Individual
Atendimento de um ou mais profissionais da Equipe Técnica às famílias, conforme necessidade, visando assegurar a proteção social básica dos educandos.
Entre em contato conosco
Endereço:
R. João Palmeiro, 1746 - Centro, São Borja - RS, 97670-000